sexta-feira, 25 de julho de 2008

Apresentação

Realizar o processo de enfermagem é uma atividade complexa, que exige formação permanente.

As atividades de coleta de dados, proposição de diagnósticos e intervenções, e a avaliação de resultados estão permeadas de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades, sendo necessário que a enfermeira ou enfermeiro possuam alta capacidade de reconhecer esses componentes, e reorganizar as suas prioridades de formação.

Embora as classificações de enfermagem auxiliem na compreensão das questões fundamentais existentes na enfermagem, os profissionais necessitam aprimorar-se constantemente sobre os focos de interesse à sua prática.

A partir da prática visualizam-se os passos já percorridos, e os caminhos possíveis para o desenvolvimento dessa atividade que não cessa nunca: realizar uma prática de enfermagem embasada cientificamente e com respeito às histórias de vida das pessoas cuidadas.

O profissional de enfermagem, assim como outros profissionais de saúde, também tem uma história, com múltiplas experiências e aprendizagens. A partir dessa história constrói cotidianamente a enfermagem e as demais práticas de saúde, utilizando o raciocínio clínico.

Essa abordagem embasada nas histórias de vida foi tema de alguns trabalhos na área de saúde -na Suiça (Marie Christine Josso) e Portugal (Antonio Novoa, Jeremias Carvalho, Matthias Finger, Maria Teresa Magão).

A partir desses trabalhos, desenvolvemos um programa de formação permanente para instituições brasileiras, valorizando as práticas vigentes (o uso do processo de enfermagem, da Classificação da NANDA-I) e as experiências dos profissionais de enfermagem.

Esse programa é parte de uma pesquisa de doutorado, cujo projeto foi aprovado pelas diretorias de enfermagem e pelos Comitês de Ética das instituições envolvidas.

São objetivos do curso:

1. Realização de estudos sobre raciocínio clínico, baseados nas histórias de vida (processos saúde-doença , formação profissional e pessoal).

2. Elaboração de projetos sobre aprimoramento do raciocínio clínico, adequados às experiências e aos objetivos dos participantes.

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